quinta-feira, 16 de julho de 2009

Passagem pelo Litoral Norte (Capítulo III)

Voltei da minha viagem ao Litoral Norte muito feliz e ao mesmo tempo apreensivo. Feliz por ter sido aprovado no meu primeiro teste profissional (mal sabia que seria reprovado em muitos na carreira) e apreensivo por ter que mudar a vida radicalmente. Cidade, emprego, família, amigos... Dinheiro. É... Não seria fácil.
A proposta que recebi foi para ganhar a metade do que ganhava no meu emprego na Transcar. Mas também era para trabalhar a metade do tempo. Teria tempo pra conseguir dinheiro fazendo outra coisa no tempo ocioso. A rádio ainda oferecia uma casa para morar com outros locutores, o que seria uma república, e dava uma ajuda de custo para alimentação.
Depois de muito pensar e analisar os prós e contras fui de mala, cuia, muita coragem e esperança para São Sebastião. Era o dia 23 de julho de 1989.
Ao chegar por lá a primeira decepção. A tal casa que a rádio cedia aos locutores, não passava de uma “meia-água” com um quarto, cozinha e banheiro, nos fundos de um terreno. Até que a casa não era tão pequena. Isso se nela não morassem quatro locutores. E eu era o quinto. Só havia duas camas. Isso significa que os outros três dormiriam no chão. Um na cozinha, outro no corredor (se aquilo poderia se chamar de corredor) e o outro no meio das duas camas, num vão que não tinha mais do que 80 cm. A primeira reação foi a de pegar minha mala e voltar pra casa. Mas como voltar? Já tinha me desfeito de muitas coisas e não havia essa possibilidade. O jeito era assumir a minha responsabilidade e encarar as dificuldades que não foram poucas.
Os três primeiros meses em São Sebastião foram para nunca mais esquecer. Sem ter o que comer e sem condições de comprar, os locutores dependiam da boa vontade de pessoas que percebiam a nossa necessidade e nos ofereciam ajuda. Sem elas não daria pra continuar. E mesmo emagrecendo quase 10 quilos, continuei. Fazia meu trabalho com dedicação e comecei a fazer coberturas de shows e eventos na cidade. Em um deles tive o prazer, ou desprazer, de conhecer o cantor Fábio Jr., que se mostrou uma pessoa muito antipática e arrogante. Em outra oportunidade, fiz a cobertura da pré temporada do campeonato mundial de basquete daquele ano, acompanhando a seleção brasileira feminina. Dentre elas, duas jogadoras que se destacariam: Paula e Hortência. Foi uma boa convivência de 10 dias que ao final, todos estavam tristes com a despedida. Depois de amargar três meses ruins na rádio Beira Mar, fui convidado para trabalhar na rádio Morada do Sol FM, também de São Sebastião, pelo gerente da época que se chamava Joel que hoje mora no céu. Na Morada do Sol as coisas começaram a melhorar. As condições de moradia e a questão financeira eram melhores (nem tanto), mas consegui recuperar alguns quilinhos. Nesse período fiz muitas amizades com outros locutores como Billy (não sei onde está trabalhando atualmente), Denise Costa (está em Portugal), Tavinho Júnior (não sei seu paradeiro), Guto Moreno (teve passagens pela TV Gazeta), entre outros.
Fiquei em São Sebastião exatamente um ano. Foi o período que me propus a ficar. Seira o suficiente para adquirir experiência e quem sabe receber um convite para ingressar em outra rádio, agora na minha cidade: Santos
O convite não apareceu e no dia 23 de julho de 1990, exatos 12 meses após minha chegada, voltei para casa. No dia seguinte estava empregado. Amanhã continuo essa história.
Bjs. no coração e fiquem com Deus.


Jogadora Janete, Sérgio Mendes, treinadora Maria Helena e jogadora Paula.

3 comentários:

  1. Menino corajoso você.Cada dia que passa te admiro cada vez mais
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. E a gente que acha que vida de locutor não é tão complicada. Você venceu!!
    PARABÉNS!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. ola serginho parabens,pelos 20 anos de carreira Nem tudo é fácil na vida,
    mas com certeza nada é
    Impossível ...
    Precisamos acreditar, ter
    fé e lutar para que não
    apenas sonhemos, mas
    também tornemos todos
    esses desejos realidade !
    vc fez tudo isso e muito mais
    que deus te abençoe ilumine sua vidabeijos de sua ouvinte fabi

    ResponderExcluir