segunda-feira, 12 de maio de 2008

Mais uma semana...


Então começamos mais uma semana.
Uma semana de muitas comemorações.
Dia 14 é aniversário do bairro onde moro há mais de 30 anos, o bairro Aparecida.
Teve início no Macuco e recebeu esse nome em homenagem à Igreja Nossa Senhora de Aparecida que fica na avenida Afonso Pena, 614.
Fomos morar no Aparecida quando eu tinha 11 anos. Meu pai, trabalhador da extinta Companhia Docas de Santos, comprou um apartamento no recém-construído conjunto habitacional Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco, o conhecido BNH, financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação.
Logo no ano seguinte, fui estudar no colégio Andradas, onde terminei o colegial (atual ensino médio) e fiz muitos amigos, que na maioria eram moradores do bairro também.
A nossa diversão era jogar futebol. Ou nas quadras que havia nos corredores que se formavam entre os blocos de prédios do BNH, ou nos campos de futebol da região. E o que tinha de campo de futebol, não era brincadeira.
Onde hoje está o Shopping Praiamar havia quatro campos de futebol. Nos finais de semana eram palcos de partidas válidas pela várzea. Assisti à várias partidas de futebol na companhia do meu pai nesses campos. Ah... cheguei a jogar neles também. Lembro que a nossa "turminha" criou um time de futebol que, se não me falha a memória, chamava-se "Águia de Ouro". O unifome era uma camiseta branca com uma águia bordada dentro de um círculo e calções pretos.
Nem adianta procurar registros desse time, porque se ele durou mais do que dois jogos foi muito...rsrsr
Mas, para nós "atletas do time", foi como jogar em um time grande...
Havia outros campos de futebol onde hoje existe o conjunto habitacional Martins Fontes, mais conhecido por "Jaú", pelo fato da construtora, de mesmo nome, ter colocado uma placa enorme com seu logotipo no alto dos prédios construídos.
Nesses campos de futebol eu ia sempre à tarde, depois da escola e do almoço. Os jogos alí sempre acabavam em confusão. Ou, por discussões próprias do jogo ou, pelo aparecimento dos meninos mais temidos na região: "os irmãos metralha".
Eram cinco irmãos que moravam no BNH e que aterrorizavam o lugar. Diferentemente dos dias de hoje, onde muitos andam armados, os "irmãos metralha" gostavam de arrumar confusão.
Entravam no meio do jogo pra atrapalhar a partida, atiravam rojão no meio do campo pra assustar e no máximo, levavam a bola com eles. E ninguém fazia nada, lógico. Todos morriam de medo dos "irmãos metralha"....rsrsrs
Infelizmente, como era de se esperar, todos tiveram finais trágicos, como em filmes de gangs.
Aliás, por falar em filmes, eu cheguei a ir no cinema que havia na avenida Pedro Lessa quase na esquina do canal 6, onde hoje é um supermercado. Cine Brasília era seu nome. Lá, todo domingo, íamos assistir à uma sessão dupla. Com um único ingresso víamos dois filmes, com intervalo entre eles para as guloseimas. Lembro que o primeiro filme sempre era do Tarzan e o segundo era variado.
Boas lembranças eu tenho da minha infância e juventude morando no bairro Aparecida.
A batalha de confete na avenida Pedro Lessa (ainda sem o canteiro central); a linda mansão na avenida da praia (hoje o Mc Donalds), que servia de traquinagem da molecada, que tocava a campainha e saia correndo; o torneio de futebol de 1º de maio; a construção do SESC e do Praiamar Shopping; a pavimentação das ruas que ainda não eram asfaltadas; os amigos que cresceram; os que prosperaram; os que morreram.
Só quem está vivo é que ainda pode lembrar do passado e contar histórias.
Por isso estou feliz em comemorar mais um ano de vida no próximo dia 16 de maio.
Espero poder comemorar outros aniversários, principalmente, pra poder ter mais histórias pra contar.
Quantas comemorações..... quantas lembranças....

5 comentários:

  1. Puxa vida Serginho vc me fez voltar no tempo e lembrar de coisas que já não lembrava mais.
    Parabéns pelo seu aniversário no dia 16 e nos vemos no Expresso.
    Vania Marconi
    Aparecida
    Santos

    ResponderExcluir
  2. Inspirado, hein, menino? Achei essas histórias não iam acabar rsr. Brincadeira... a nossa infância é sempre recheada de lembranças, como se fossem vários livros de histórias... histórias da nossa vida!
    Bem q eu procurei o tal time de futebol, mas achei esse blog www.esportesamadores.hpg.com.br

    Acredito q não seja o Águia de Ouro q vc mencionou, mas foi só esse q encontrei rsrs.

    Bjo grande.

    ResponderExcluir
  3. Irmãos metralha lembro bem, David metralha apanhava todo dia um bundão seus irmãos corvades só atacavam em bando, David estudava no mesma escola que eu Lourdes ortiz apanhava de mim direto chamava seus irmãos pra me pegar na trairagem nunca conseguiram

    ResponderExcluir
  4. Talvez você também se lembre do TOPS time do Sr. Costinha?

    ResponderExcluir
  5. Os irmãos metralha eram 7 e não 5

    ResponderExcluir