quinta-feira, 15 de maio de 2008

Gerente de banco...


Hoje, quando estava fazendo minhas pesquisas sobre as comemorações do dia 15 de maio, vi que hoje é dia do gerente de banco.
Engraçado que gerente de banco é aquele que liga pra você na hora que você não precisa. E quando você precisa dele, você nunca o encontra.
E pensar que um dia eu pensei em me tornar um "deles". E quase cheguei lá.

Comecei minha vida profissional como bancário com 14 anos de idade.

Eu tenho um primo, o José Roberto (foto), que na época trabalhava no Banco Real. Eu nos altos dos meus 14 anos, vivia pedindo pra ele arrumar uma vaguinha lá pra mim, até que ele arrumou.

Uma vaga de contínuo. Nome bonito pra chamar o office-boy né?.

Lembro que na época eu nunca tinha ido ao centro da cidade sem meus pais e de um dia pro outro lá estava eu levando documentos de um lado para outro nas empresas que tinham suas sedes nos edifícios do centro.

Caramba... isso já faz tanto tempo que as máquinas registradoras dos caixas ainda tinham dezenas de botões e alavancas pra finalizar a operação. Caixa eletrônico então nem pensar na existência deles. Esquecer de sacar dinheiro na sexta-feira, era a certeza de um final de semana "duro".

Aparelho de fax ainda não exitia também. Mas havia o "telex" que era uma maravilha. Eu adorava quando alguem pedia pra que eu passasse um "telex".

A engenhoca tinha a finalidade de se comunicar por escrito e em tempo real com outras agências do banco e com outras empresas que possuissem a tal máquina.

O curioso do "telex" é que você podia criptografar a mensagem ao acionar um comando, fazendo com que fosse impressa uma tira fininha de papel amarelo cheia de furinhos... pra mim aquilo era o máximo... imagina então depois que descobri que poderia guardar todos aqueles resíduos de papel em formato de "confete" pra jogar pela janela no dia 31 de dezembro. Coisa de moleque mesmo... Mas moleque responsável...rsrs

Aos 16 anos, fui promovido a escriturário e já me achava um "adultinho" afinal de contas comecei a trabalhar nas seções do banco onde só tinha gente mais velha que eu.

Ahhh eu era um orgulho pra minha mãe...mas também uma preocupação e tanto....

afinal de contas eu não me contentava em apenas trabalhar com as pessoas mais velhas que eu.... tinha que ir pras baladas depois do trabalho e nos finais de semana com elas também... mas aos poucos ela se acostumou...

Quando estava prestes a completar 18 anos, começaram a me preparar para ser promovido a Procurador ... outro nome bonito pra chamar o chefe de seção... tinha esse nome, porque a partir daí, já assinava pelo banco por meio de uma procuração...

Logo que completei a maioridade, veio a promoção. Era inevitável fazer projeções para o futuro. Já pensou, ocupar uma daquelas mesas da gerência?

Mas aos poucos meu sonho foi morrendo. Era muita responsabilidade, muita cobrança e, principalmente, pouquíssimo dinheiro...

Mas, ainda trabalhei por lá até os 20 anos, até que pedi demissão.

Foram bons anos de experiência e até hoje agradeço ao José Roberto que me deu a oportunidade de começar minha vida profissional como bancário que foi uma grande "escola" para um garoto de apenas 14 anos.


Bom, por enquanto é só... amanhã tem mais história...

Bjs no coração e fique com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário